Comemorações dos 50 anos de Diocese
Há 50 anos surgiu uma nova Luz em Setúbal e na sua região ao ser criada a sua Diocese.
Abraçada pelo recém nomeado Bispo, o inesquecível D. Manuel Martins, iria receber sucessivamente outros grandes Bispos: D. Gilberto Canavarro dos Reis, D. José Ornelas e presentemente o Cardeal D. Américo Aguiar.
“Faça-se luz…” (Génesis, 1.3) foi o mote lançado para as celebrações da efeméride. E a Luz de Deus, a Luz da criação artística inspirada, foi testemunhada pelas obras dos artistas plásticos, que interpretaram o tema e que estão patentes numa Exposição Colectiva de Artes Plásticas de elevada qualidade!
Inaugurada no passado dia 16, na Galeria Municipal do 11, pelo Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, ficará aberta ao público até 30 de Agosto.
Também no Auditório do 11, no passado dia 19, pelas 11 horas foi exibida uma curta metragem igualmente subordinada ao tema “Faça-se luz”, expressamente rodada para as Comemorações.
Com uma belíssima imagem de Alberto Pereira e banda sonora de Salvador Peres, a obra transmite a mensagem de que o caminho para o Infinito terá de ser feito na conciliação do Divino – espiritualidade/religião – com o racional – ciência/tecnologia, não em oposição, mas antes em recíproca justificação e complementaridade. Nesta fusão se faz Luz!
No mesmo dia 19, Sábado, e a finalizar o programa das comemorações realizou-se ainda pelas 16 horas, na Igreja de São Sebastião, um concerto com peças de Beethoven, Carl Marie von Weber e Jorge Salgueiro. Foram interpretadas pela Orquestra de Câmara da GNR a que se juntou em algumas peças a magnífica voz de soprano de Mariana Chaves da Associação Setúbal Voz. Também de salientar, na peça de Weber, o excelente solo de clarinete de Fenando Pernas.
Com este Concerto terminaram as Comemorações, mas que a Luz permaneça!
A Caritas Diocesana de Setúbal esteve representada nos eventos pelo Presidente Paulo Valente da Cruz e por outros dois membros da Direcção , Helena Fragoso de Mattos e Maria José Brito.
HFM