Comunicado do Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal Eng.º Paulo Valente da Cruz
Comunicado oficial do Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal
Eng.º Paulo Valente da Cruz
Na sequência da passagem da depressão Kristin, que causou destruição e mortes na região de Leiria , na passada sexta-feira, dia 30 de janeiro, tentei estabelecer contacto com a Presidente da Cáritas Diocesana de Leiria, Dra. Ana Mota. Apesar das dificuldades iniciais de comunicação, foi possível concretizar esse contacto, tendo ficado claro quais os apoios de que a Cáritas de Leiria necessitava.
A Senhora Presidente informou que, naquele momento, as principais necessidades eram, nomeadamente, mangas plásticas, toldos e corda, uma vez que já dispunham de alguns bens alimentares.
No dia seguinte, antecipando a precipitação intensa prevista para domingo e segunda-feira, desloquei-me a Leiria, acompanhado de um técnico da Cáritas Diocesana de Setúbal, levando o material solicitado. Reuni-me com a Senhora Presidente, que, com alguma comoção, referiu que, para além de toda esta situação de devastação, existem crianças que não conseguem dormir e que necessitam de apoio psicológico.
Transmiti que a Cáritas Diocesana de Setúbal pode disponibilizar os seus psicólogos e técnicos, de forma a poderem ajudar neste processo de acompanhamento e apoio.
A Senhora Presidente fez questão de me mostrar os estragos existentes na região. Perante este cenário de grande devastação de habitações, armazéns e fábricas, fiquei profundamente preocupado, não apenas com a situação presente, mas também com o futuro.
Conhecendo bem a realidade empresarial daquela região, questionei-me de imediato sobre o futuro dos trabalhadores dessas empresas e sobre a forma como irão sobreviver no dia a dia, sem os seus salários.
Face a esta situação, considero fundamental que o Governo Central disponibilize apoios financeiros às famílias nos próximos tempos, até que a situação esteja completamente estabilizada.
Setúbal, 01 de Fevereiro de 2026
Paulo Valente da Cruz
Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal
