Projeto Recriar-se
O projeto Recriar-se surgiu da sinergia entre o Carlos Barreto Xavier, professor da ESE – IP Setúbal, e a Cáritas Diocesana de Setúbal, como resposta ao desejo que algumas pessoas, acompanhadas no âmbito da intervenção realizada no Centro Social S. Francisco Xavier, manifestaram em aprender música.
Ao longo do tempo o projeto cresceu e hoje constitui uma mais valia na intervenção realizada com a população acompanhada no centro. No contexto de um protocolo assinado em 2018 com o IP Setúbal criaram-se, a par da música, os ateliers de fotografia e artes plásticas dinamizados por Fenando Pinho e Maria José Brito, respetivamente.
No âmbito de uma candidatura da Cáritas Diocesana de Setúbal – Centro Social S. Francisco Xavier ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 (POR Lisboa 2020), na tipologia de intervenção “Inserção de pessoas em situação de sem abrigo” foi dada continuidade ao projeto que decorrerá entre 4 de Março de 2021 até 4 de Novembro de 2023.
As atividades decorrem a um ritmo semanal, com sessões dinamizadas pelos voluntários. Periodicamente existem momentos de partilha do trabalho desenvolvido, normalmente através de apresentações públicas e de exposições. Em julho de 2016 foi editado um CD composto por temas musicais escolhidos e cantados pelos elementos integrantes do projeto, estando disponível para aquisição e encomenda através do 265 50 90 80 ou por email (geral@caritas-setubal.com).
Carlos Barreto Xavier: professor ESE – IP Setúbal
Diretor Artístico do projeto Recriar-se – atelier de música
Fernando Pinho: professor aposentado da ESE – IP Setúbal – atelier de fotografia
Maria José Brito: professora aposentada da ESE – IP Setúbal – atelier de artes plásticas
Henrique Silva: Assistente Social das Respostas Sociais do CSSFX,
Técnico Superior responsável pela coordenação das Atividades desenvolvidas no âmbito do projeto.
Entidade coordenadora:
Cofinanciado por
– Fundo Social Europeu: 41686.90€
– Orçamento de Estado: 41686.90€
Projeto:
Deixar uma resposta