Centro Social Nª Sra da Paz

• n-s-da-paz

Localidade Categoria: Centro Social Nª Sª da Paz

• Creche e Jardim de Infância O SOL”
    • Centro de Dia para Idosos
    • Apoio Domiciliàrio
    • Centro de Intervenção Comunitária
    • Centro de Apoio  à Vida (Gravidas e mães adolescentes)
    Creche e Jardim de Infância “O Sol”

Creche – Crianças (4 meses aos 3 anos)
    Estimular o desenvolvimento global da criança;
    Proporcionar um clima de segurança afectiva e física;
    Criar oportunidades de descoberta do mundo;
    Trabalhar em colaboração com a família;
    Despistar quaisquer perturbações precoces.
    Educação Pré – Escolar – Crianças(3 aos 6 anos)
    Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens diversificadas;
    Incentivar a participação das famílias no processo educativo.
    Centro de Dia para idosos “Padre Camilo”

Resposta social desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio-familiar, com o objectivo de satisfazer as necessidades básicas; prestar apoio psico-social; fomentar as relações inter-pessoais, a fim de evitar o isolamento.

Aos  idosos são prestados os seguintes serviços : refeições, convívio/ocupação, cuidados de higiene, férias organizadas, de Segunda a Domingo, entre as 8 e as 18 horas.

Uma técnica de Serviço Social, Ajudantes de Cozinha, Pessoal de Cozinha e Serviços Gerais e um Motorista, formam a equipa de apoio.

Apoio domiciliário

É uma resposta social  que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades da vida diária.

Com o objectivo de melhorar a qualidade de vida e retardar ou evitar a institucionalização, esta valência assegura aos indivíduos a satisfação das necessidades básicas, o apoio psico-social e colabora na prestação dos cuidados de saúde.

A distribuição de refeições, a higiene pessoal, da habitação e de roupas, bem como a prestação de serviços exteriores, são assegurados por Ajudantes Familiares, pessoal  de lavandaria e de cozinha, orientados por um Técnico de Serviço Social.

Estes serviços são prestados de Segunda a Domingo, sendo algumas pessoas visitadas mais que uma vez por dia.

Centro de Intervenção Comunitária

Atendimento social

Atendimento,acolhimento, acompanhamento e encaminhamento a famílias ou pessoas  com carências sócio –  económicas

Educação e formação de  adultos

Visa proporcionar o acesso à educação (escolaridade mínima obrigatória) e à formação profissional.

Animação sociocultural

“Clube Jovem”

Visa ocupar e dinamizar os tempos livres das crianças e jovens, promover a vivência em grupo, a troca de experiências e o reforço da socialização;

As atividades desenvolvem-se no Anima Espaço um local de acesso livre a recursos informáticos (internet, jogos, etc.), jogos didáticos e trabalhos manuais durante o ano letivo.

Nas interrupções letivas, ocorrem ainda Colónia de férias e ateliers ( Verão,Páscoa, Natal e Setembro)

“ Lazer em Família”

Visa promover momentos de convívio inter geracionais e em família/comunidade proporcionando o acesso a espectáculos e atividades artísticas/culturais de lazer que desenvolvam o capital cultural;

“+ Mulher”

Destina-se a mulheres em idade ativa, sem perfil de integração no mercado de trabalho. Visa permitir a troca de experiências e de vivências, combater o isolamento social, fomentar a auto-estima e a valorização pessoal através de Ateliers e Worksops sobre várias temáticas ( saúde, imagem, realização de trabalhos  de expressão plástica…)

“Era uma vez….”

Apresentação de contos encenados à comunidade educativa do bairro com o objetivo de desenvolver o pensamento reflexivo e crítico, resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura, despertando a  imaginação, envolvendo as crianças num mundo de fantasias e imaginação melhorando a sua  interação e comunicação.

CAV- Apoio a grávidas e mães adolescentes

“Pequena… Grande Mãe” Grávidas e mães adolescentesaté aos 18 anos, residentes no Bairro da Bela  Vista e  bairros circundantes.-Esta valência tem como objectivo reduzir o número de mães/grávidas adolescentes sem acompanhamento social, psicológico e médico.

• Nenhum registo encontrado

Desculpe, não foram encontrados registos. Por favor ajuste o seu critério de pesquisa e tente novamente.

Google Map não carregado

Desculpe, não é possível carregar API do Google Maps.